Para o público, palestras, conferências e workshops são lugares para atualização, compreensão de outros pontos de vistas e formação de network. Para as empresas, estes eventos são excelentes lugares para associar conteúdos relevantes à sua marca.

A Mandacaru produziu diversas edições do Infolide: design editorial e infografia em universidades como Casper Líbero e ESPM, além da conferência internacional de tipografia ]tpc10[, no Mackenzie. No Auditório Ibirapuera e no Itaú Cultural co-produzimos o AGI Open e o AGI Congress, eventos da mais importante associação de design gráfico do mundo. Trouxemos para o Brasil (mais especificamente para a Faap) a primeira edição estrangeira do What Design Can Do, conferência internacional sobre o impacto do design.

A produção executiva completa inclui inúmeras etapas: visita técnica e suporte na escolha do local, acompanhamento e logística de palestrantes, produção de palco, recebimento e teste das palestras, sinalização do evento, contratação de fornecedores e a pós-produção com prestação de contas e relatório final.

Conheça abaixo algumas de nossas realizações.


WHAT DESIGN CAN DO SÃO PAULO

Realizado há seis anos em Amsterdã, o WDCD desembarcou em São Paulo em 2015 e já teve sua 2ª edição em 2016, ambas realizadas na FAAP com público de 500 pessoas/dia. 

São 20 palestrantes de diversas áreas de todo o mundo para dois dias inteiros de apresentações e sessões especiais. Designers, arquitetos, jornalistas, estilistas e chefs de cozinha trocaram experiências criativas e discutem sobre a visão do design em temas relevantes relacionados a questões urbanas, consciência cultural, natureza, refugiados e violência contra a mulher. Ainda há um blog para divulgar e compartilhar notícias e boas histórias. Veja mais aqui.

 

AGI OPEN

Um dos principais eventos internacionais de design, o AGI Open aconteceu pela primeira vez em um país da América do Sul. Organizado pela AGI (Alliance Graphique Internationale) no Brasil em correalização com o Itaú Cultural, o evento reuniu em dois dias de evento no Auditório Ibirapuera mais de 20 designers gráficos de renome mundial.

Alguns dos palestrantes foram: o francês Michel Bouvet, o suíço Niklaus Troxler, o holandês Richard van der Laken, a norte-americana Paula Scher; o alemão Henning Wagenbreth, o japonês Kenya Hara e o coreano Ahn Sang Soo; pelo Brasil participaram Elaine Ramos e Guto Lacaz.

 

]TPC 10[

Em 2013 o projeto Tipocracia celebrou 10 anos com um encontro internacional de tipografia, o ]TPC 10[. Foram sete dias de workshops, palestras e debates sobre type design, história, caligrafia, letterpress, mercado, tendências e novas tecnologias.

A conferência, idealizada por Henrique Nardi e produzida pela Mandacaru, aconteceu de 21 a 23 de março (workshops de 19 a 25) em São Paulo. Alguns dos destaques do evento foram: Gabriel Martínez Meave, Nick Sherman, Peter Bil´ak, Helesbão e Haroldinho (Visorama) e Rubén Fontana.

 

OFICINAs: caligrafia e ilustração

Em razão da nossa admiração pelo universo da caligrafia e ilustração, já produzimos inúmeras oficinas.

Em 2011 tivemos o Ciclo Mandacaru de Oficinas de Ilustração, nas unidades da Caixa Cultural em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro; e em 2012 o Ciclo Mandacaru de Oficinas de Caligrafia, nas unidades de São Paulo, Salvador, Brasília e Fortaleza. 

Realizamos na OÁ Galeria, em Vitória, as oficinas de Caligrafia (com Andréa Branco), e Diário Gráfico (com Renato Alarcão); e a Oficina Desenho Grotesco com Eduardo Belga na IdeaFixa, em São Paulo.