Como reduzir a produção de lixo, facilitar a inscrição de projetos, e viabilizar a participação de jurados de 11 países num concurso de design? Como traduzir em um ícone a maior premiação gastronômica da cidade? Como engajar funcionários e transmitir os conceitos de uma empresa que passou por um processo de muitas aquisições?

A Mandacaru tem desenvolvido ao longo dos anos soluções específicas para as mais diversas necessidades dos clientes: da implementação do sistema de julgamento online e presencial da 10ª Bienal da ADG à criação do troféu para a premiação Comer e Beber, da Veja SP. Da ambientação dos espaços de convivência da Totvs à montagem da exposição para escolha dos finalistas do Prêmio Abril de Publicidade. De publicações como o livro Antes que acabe ou o Anuário ARede ao brinde VIP da Editora Abril e à identidade visual dos cursos de cinema É nois na fita. Destacamos o projeto Cultura na Rua, comissionado pelos Colégios Vital Brazil, Albert Sabin e ABSabin, com extensa programação cultural gratuita em espaços públicos.

Nosso trabalho consiste em entender a demanda existente, desenvolver a ideia com o cliente, fazer uma profunda pesquisa das possíveis soluções para então desenvolver o protótipo e acompanhar a produção final.  Receptivo de convidados, curadoria de programação e conteúdos diversos, identidade visual e cenografia, atualização de banco de dados, helpdesk, contato com instituições e solicitação de licenças, manuseio e envio de brindes, design editorial e produção gráfica – a Mandacaru faz tudo isso e mais o que você precisar.


10ª BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO ADG

Mais tradicional ponto de encontro de profissionais do setor, a Bienal da ADG Brasil é a grande celebração do design gráfico nacional. O evento reúne as mais destacadas soluções em comunicação e funciona como uma vitrine para que novos e renomados profissionais apresentem projetos inovadores.

Os trabalhos são expostos após criteriosa seleção de profissionais e acadêmicos do Brasil e exterior. Além disso, o evento reúne uma série de atividades paralelas, como palestras, workshops, lançamentos e debates.

 

CULTURA NA RUA

A Mandacaru produziu o projeto Cultura na Rua 2015 promovido pelos Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin, São Paulo. A proposta foi convidar os cidadãos a ocuparem parques e museus da cidade para usufruir de exposições e apresentações de teatro e música. A programação ocupou espaços públicos da cidade: Centro Cultural Correios, Museu da Língua Portuguesa, Praça Victor Civita, Parque do Povo e Parque Villa-Lobos, todos com entrada gratuita.  

De julho a outubro foram 6 eventos, reunindo mais de 28 mil pessoas. Entre as atividades, estavam: as exposições Macanudismo e Caixa de Letras; a apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri; apresentação das peças teatrais “Um Fusca em Cons(c)erto”, “Medinho Medão” e “João e Maria”.

 

LIVRO ANTES QUE ACABE 

O livro é a segunda publicação da Mandacaru, e conta com 58 desenhos de casas, vilas e sobrados dos bairros de Pinheiros, Vila Mariana e Bela Vista (Bixiga), feitos pelo artista plástico João Galera. Foi feito na ocasião da exposição “Desenhando a cidade: Antes que acabe“, no Museu da Casa Brasileira (São Paulo), 2016. A edição, com tiragem de 900 exemplares e 84 páginas, traz na capa uma ilustração impressa em serigrafia branca sobre papel preto e tem sobrecapa em papel vegetal impresso em offset. 

O projeto foi viabilizado através de financiamento coletivo no Partio e contou com o apoio das empresas: ZAC Imóveis, Hirota e Henriques Advogados, Frida&Mina, Fedrigoni Brasil, Sutto Serigrafia, BCSA Advogados, ACFB e Condessa. A publicação foi finalista em duas categorias no Prêmio Miolo(s): capa e ilustração. Veja matéria no programa Metrópolis, da TV Cultura.

 
 

é nóis na fita

Curso gratuito de cinema para jovens de 15 a 20 anos da cidade de São Paulo. Os coordenadores do projeto, Eliana Fonseca e Leonardo Kehdi, explicam: "o projeto É Nóis na Fita foi pensado e posto em prática por cineastas e professores universitários apaixonados por fazer e ensinar cinema". 

Todos os equipamentos são fornecidos pelo curso, que é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre cinema, sobre como realizar uma produção audiovisual e, mais do que isso, uma experiência importante para a vida dos alunos.

Já foram realizadas três edições e a Mandacaru é a responsável pela comunicação do projeto: criação da identidade visual, cartazes, flyers, dvd, bolsas, camisetas e campanha do Facebook.

O É Nóis na Fita é uma realização da In Brasil e Vertigo. 

 

TOTVS

Fomos responsáveis pela concepção e criação da primeira revista e relatório anual da TOTVS, editada em português e espanhol. A publicação foi feita para trabalhar os conceitos da empresa com os novos funcionários no processo de fusão das companhias adquiridas.

Colaboradores de todas as unidades foram fotografados especialmente para o projeto, que incluiu toda a identidade visual das áreas de relacionamento das sedes da TOTVS no Brasil e na Argentina.

 

TROFÉU VEJA SP COMER E BEBER

A edição especial “Comer & Beber” de Veja São Paulo premia os melhores estabelecimentos paulistanos.

Em 2013, a revista quis inovar e em vez de uma placa - como nos anos anteriores - resolveu premiar com um troféu

O desafio foi representar tamanha honraria, não saindo do universo da gastronomia. Para isso, em parceira com o artista Flávio Zerloti, foi desenvolvido o conceito e desenho técnico de uma taça feita de garfos, remetendo ao "comer & beber".

Mais de 1000 convidados acompanharam a premiação dos campeões da gastronomia paulistana na Casa Fasano

 

BRINDE CORPORATIVO EDITORA ABRIL

Realizamos a curadoria e produção da gravura eleita como presente ao mailing de 500 clientes e anunciantes mais importantes da Editora Abril, em 2014.

Elaboramos a embalagem, o cartão de aniversário, o folder e a etiqueta de autenticidade.

Além disso, fomos responsáveis pela armazenagem e logística de entrega ao longo do ano.