Retirantes

ManairaManaira Abreu nasceu na Paraíba, morou em Brasília e Vitória, e há 8 anos, chegou ao seu destino retirante: São Paulo.

Fez Comunicação Social na UFES, trabalhou em agências de publicidade e escritórios de design.

Em Sampa cursou design gráfico na Miami Ad School/ESPM, trabalhou na FutureBrand, participou da criação da SAX Magazine e dirigiu a criação da revista Náutica em 2008.

Como autônoma criou vários convites de casamento e formatura. À frente da Mandacaru Design cuida da criação e produção das peças gráficas e identidade visual de empresas e eventos.

Depois de nascer em João Pessoa, passar a infância em Brasília, se criar em Vitória e viver um ano na Alemanha, Bebel Abreu chegou a São Paulo em 2004 seguindo os passos da irmã mais velha.

Arquiteta urbanista formada pela UFES, graduou-se com o projeto “O Vago e o Específico das Exposições”. Desenha e produz exposições desde 2002, quando realizou Vitória, Memórias e Projetos, fruto da pesquisa Memória Visual da Baía de Vitória.

Participou da montagem da exposição permanente do Die Neue Sammlung – The International Design Museum, em Munique – cidade onde morou por um ano. Na curta passagem por Vitória antes de ir para São Paulo, trabalhou na retomada do Museu de Arte do Espírito Santo.

Na Editora Abril produziu a exposição Ilustrando em Revista, visitada por quase oitenta mil pessoas nas oito cidades por onde passou e cujo sucesso resultou na mostra Fotografia em Revista. Ainda na Abril, realizou exposições corporativas, e coordenou a 35ª edição do Prêmio Abril de Jornalismo.

Em 2007, através do Edital de Ocupação da Caixa Cultural e da parceria de diversas instituições, trouxe os cartazes de um dos maiores expoentes do design gráfico europeu. A exposição Pierre Mendell Cartazes já foi montada em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Em 2009 a exposição ganhou novo nome: Pierre Mendell Afiches, em sua edição no Museo Nacional de Arte Decoractivo, situado no tradicional bairro da Recoleta, em Buenos Aires.

Em junho de 2010 Bebel passou a se dedicar exclusivamente à Mandacaru, e em 2011 começa seu mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.