O poder transformador do design

 

A Mandacaru é a sócia brasileira do What Design Can Do, uma plataforma internacional que reúne profissionais criativos de todo o mundo, atuando nas mais diferentes áreas, com o objetivo de discutir e promover o poder do design como ferramenta de transformação social.

Criado em 2011 em Amsterdã, a primeira conferência WDCD fora da Holanda foi em São Paulo em 2015. Desde então, produzimos as conferências de 2016 e 2017, todas na FAAP em São Paulo, e também os WDCD Design Challenges, premiação que convoca designers, arquitetos, estudantes e empreendedores criativos de todo o mundo a propor soluções inovadoras para combater os impactos das mudanças climáticas. Promovemos no Brasil: Clean Energy Challenge (2018-2019), No Waste Challenge (2021-2022, em parceria com o Museu do Amanhã) e Make it Circular Challenge (2022-2023).

Agora nos preparamos para lançar o Redesign Everything Challenge 2024.

Siga no instagram: @wdcdbr

 

Em 2022 e 2023, promovemos a comunicação do WDCD Make It Circular Challenge, competição global de design que premiou projetos que ajudam a construir um futuro circular no planeta.

Além da comunicação nas redes sociais e newsletter, também promovemos algumas atividades especiais:

FIIS

Em outubro de 2022, o WDCD Brasil assinou a programação de Economia Circular do Festival Internacional de Inovação Social (FIIS) 2022, no Parque Ibirapuera. Realizamos, com o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos:

. Exposição sobre Economia e Design Circular

. 3 Oficinas sobre madeira de poda com o projeto Dapoda, vencedor do WDCD No Waste Challenge

. Lançamento presencial do  WDCD Make It Circular Challenge no palco do Teatro Ibirapuera

. Fala no palco do Teatro Ibirapuera sobre economia circular na prática com o designer Barão di Sarno e a ativista pela justiça climática Amanda Costa. Fotos de Lucas Mauá e Anderson Gore.

O FIIS promoveu um dia de trocas entre pessoas e empresas atuantes, e interessadas em atuar, na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A atuação do WDCD Br foi produzida pela Mandacaru com a coordenação geral e produção de Bebel Abreu, direção criativa de Manaira Abreu, roteiro e conteúdo de Lívia Aguiar, design de Danielle Doneda, tradução de Bruna Heller, estrutura de ferro emprestada  Centro Cultural Grajau com apoio do grande Albertin #fazercircular. Produção local Camila Mazzini, Patrick Guanaz e Leticia Zamperetti. 


Live design e justiça climática, com Amanda Costa 

Em janeiro de 2023, aquecendo as discussões com o tema do Challenge, promovemos a live sobre Design e Justiça Climática com Amanda Costa e Bebel Abreu, com a participação de designers, ativistas e interessados pelo chat. Conversa super rica e inspiradora, online aqui.

Em 2021, estivemos envolvidas na produção do No Waste Challenge e atividades relacionadas a ele, buscando soluções para reduzir o lixo, que começa na mesa de projetos dos designers e arquitetos, se multiplica nas linhas de montagem e chega até o consumidor final.

O Rio de Janeiro se juntou ao grupo de cidades-sede do desafio. Além de SP e RJ, estiveram envolvidas equipes em Tóquio, Amsterdã, Nova Délhi, Cidade do México e Nairóbi.

SEMINÁRIO PARA AÇÃO CLIMÁTICA
Em parceria com o Museu do Amanhã, em 17 de março/2021 reunimos 16 palestrantes para 2h49 de programação, em 3 idiomas, português e LIBRAS no canal do Museu do Amanhã no YouTube and in English via WDCD Facebook. Até agora foram mais de 3k visualizações e trocas muito ricas no chat. Nele, debatemos economia circular e a poluição dos oceanos, além de apresentar projetos inspiradores que estão no caminho para o lixo zero.

NO WASTE CHALLENGE
Depois de 5 meses de chamada aberta, em 15 de Julho/2021 revelamos os vencedores do No Waste Challenge. Foram premiadas 16 ideias inovadoras, representando uma ampla gama de estratégias para reduzir o lixo e seu impacto no planeta. Recebemos 173 projetos brasileiros e foi difícil escolher apenas um vencedor por aqui.

Na track SP & Rio, quem ganhou foi o Dapoda: design living lab, laboratório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que tem o objetivo de transformar os ricos e abundantes rejeitos das podas de árvore da floresta urbana de São Paulo em objetos e mobiliário urbano, resgatando-os da compostagem. Cada um dos 16 times vencedores ganhou acesso a €10.000 em financiamento e começou um programa de desenvolvimento criado para transformar suas ideias em realidade com um bootcamp em Amsterdã.

RODADA DE PITCH PARA EMPRESARIADO HOLANDÊS E PARCEIROS COMERCIAIS NO BRASIL
Como os projetos brasileiros finalistas eram todos muito promissores, promovemos em 24 de agosto/2021 um encontro online entre finalistas brasileiros do #NoWasteChallenge e membros da Câmara Holandesa do Comércio no Brasil, a convite da Dutcham Brazil e do Consulado dos Países Baixos em São Paulo.

O objetivo era ajudar as 10 ideias mais fantásticas do desafio no Brasil a circular ainda mais e partir para a ação. Tem curiosidade de saber mais sobre cada finalista? O encontro foi realizado ao vivo pelo Zoom, mas está gravado no canal de youtube da Dutcham.

CLEAN ENERGY CHALLENGE

Em 2018 produzimos a etapa brasileira do Clean Energy Challenge. O desafio premiou 20 projetos que promovem a energia limpa no mundo todo, com foco nos principais problemas de cinco cidades: São Paulo, Amsterdã, Nova Délhi, Nairóbi e Cidade do México.

Ao longo do ano, investimos fortemente na disseminação deste desafio de design nas frentes: formulação do escopo local onde foi definido o tema mobilidade, apresentações sobre o prêmio em eventos para a comunidade criativa; workshops para auxiliar na formatação de projetos; parcerias de divulgação com empresas e universidades para ampliar a mensagem; a busca ativa por iniciativas que tinham afinidade com a proposta; e a divulgação em redes sociais, newsletters, veículos jornalísticos e blogs.

Entre os 20 projetos premiados, foram três brasileiros: Milênio Bus, Pedivela e Fazenda Urbana. Os vencedores participaram de um programa de desenvolvimento para desenvolver suas ideias e protótipos ao longo do primeiro semestre de 2019.

conferência wdcd sp 2017

A terceira edição do WDCDSP aconteceu em 22 e 23 de novembro de 2017 e teve como tema principal as Mudanças Climáticas. A Violência de Gênero também foi abordada, e norteou a música no palco e algumas das atividades oferecidas.

Além das palestras no grande palco, o evento promoveu em seus dois dias o aprofundamento de diversos assuntos em suas Sessões de Ativação, onde os participantes tiveram a chance de fazer workshops e trocar experiências com os palestrantes e outros profissionais sobre temas como Arquitetura Resiliente, Violência Contra a Mulher e Cidades Vivas.

O Teatro e o campus da FAAP voltaram a sediar a conferência internacional, que trouxe mais de 30 convidados para discutir assuntos relacionados ao conceito expandido de design, dentre eles Naresh Ramchandani, da Pentagram, e a pesquisadora Babette Porcelijn.

A estrutura da programação para os dois dias foi a seguinte: manhã no palco principal com um bloco de palestras e um painel de debate; intervalo para café e networking; primeiro bloco de Sessões de Ativação; almoço; segundo bloco das Sessões e encerramento no palco principal.

A programação também contou com apresentacões musicais, happy hours e pausas para interação. Um grande momento do evento foi o anúncio dos vencedores do WDCD Climate Action Challenge, competição mundial que reúne ideias para lidar com os efeitos das mudanças climáticas. O júri internacional se reuniu nos dois dias que antecedarm a conferência e anunciaram os vencedores no Teatro FAAP. Para ver como foi e acompanhar os próximos acontecimentos acesse o site www.whatdesigncando.com.br

 
Richard van der Laken e David Kester

Richard van der Laken e David Kester

Erik Kessels, Holanda

Erik Kessels, Holanda

Aline Cavalcante, Brasil

Aline Cavalcante, Brasil

Público – Teatro FAAP

Público – Teatro FAAP

Sam Bompas, Reino Unido

Sam Bompas, Reino Unido

Selly Raby Kane, Senegal

Selly Raby Kane, Senegal

Elaine Ramos e Vanessa Queiroz, Brasil

Elaine Ramos e Vanessa Queiroz, Brasil

Happy hour no terraço FAAP

Happy hour no terraço FAAP

Rico Dalasam em pocket show

Rico Dalasam em pocket show

Distribuição de senhas Breakout Sessions

Distribuição de senhas Breakout Sessions

Breakout Session – Violência Contra Mulher: Gerando empatia profunda

Breakout Session – Violência Contra Mulher: Gerando empatia profunda

Equipe de voluntários e palestrantes no final do evento

Equipe de voluntários e palestrantes no final do evento

 

conferência wdcd sp 2016

A segunda edição do WDCDSP aconteceu dias 13 e 14 de dezembro de 2016 na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) em São Paulo e abordou 5 assuntos: Questões Urbanas, Comunicação, Refugiados, Consciência Cultural e Violência contra Mulheres.

Subiram ao palco profissionais consagrados como o publicitário e curador holandês Erik Kessels, da agência holandesa KesselsKramer; o britânico Sam Bompas, do estúdio Bompas&Parr, que mistura arquitetura, gastronomia e design; a estilista senegalesa Selly Raby Kane; o designer holandês Rogier Klomp, que trabalha com jornalismo gráfico; a designer gráfica colombiana Roxana Martínez, cofundadora do Populardelujo, projeto dedicado a documentar a gráfica popular; o artista multimídia Jan Rothuizen, um dos criadores do documentário interativo Refugee Republic; o jornalista holandês Jan Knikker, um dos sócios do aclamado escritório de arquitetura MVRDV, além de Richard van der Laken, fundador do What Design Can Do. Completaram a lista de figuras conhecidas da comunidade criativa brasileira, o arquiteto croata Marko Brajovic; o chef paulistano da rede Mocotó Rodrigo Oliveira; o designer carioca Fred Gelli, cofundador do estúdio Tátil; o jornalista André Naddeo, criador do projeto Drawfugees; a designer gráfica Elaine Ramos, sócia da Ubu Editora; a cicloativista e empreendedora social Aline Cavalcante; e a arquiteta Bebel Abreu, do estúdio Mandacaru, também sócia e produtora do evento no Brasil. Subiram ao palco ainda Xênia França e Rico Dalasam para pocket's shows exclusivos.

 
David Kester e Adriana Couto

David Kester e Adriana Couto

Stefan Sagmeister

Stefan Sagmeister

Marije Vogelzang

Marije Vogelzang

Rohan Shivkumar

Rohan Shivkumar

Hall de Entrada/Mezanino FAAP

Hall de Entrada/Mezanino FAAP

Voluntários WDCDSP 2015

Voluntários WDCDSP 2015

 

conferência wdcd sp 2015

A edição de estréia do What Design Can Do São Paulo, em 2015 contou com grandes nomes como Christophe Balaresque, diretor de marketing da Arjowiggins Creative Papers, o premiado designer gráfico austríaco radicado em Nova York Stefan Sagmeister, o chef Alex Atala, o arquiteto Marcelo Rosenbaum, dentre outros.

Para saber mais sobre o WDCD, acesse: whatdesigncando.com