Trazemos nossa experiência de produção também para os projetos editoriais, vídeo e conteúdo digital, coordenando todas as etapas de criação: do manuscrito ao lançamento. Buscamos potencializar a transmissão de conhecimento de forma agradável, com todo o cuidado na escolha da tipografia, formato, acabamentos, uso de fotografias, ilustrações e animações para que o produto e a experiência de uso sejam as melhores possíveis. Para isso, montamos as equipes de cada projeto com excelentes profissionais que atuam na tradução, revisão, preparação de textos, ilustração, fotografia, diagramação, tratamento de imagem, produção gráfica, estratégia digital e de comunicação, de acordo com a necessidade.

Além de prestar serviço para publicações independentes e projetos editoriais externos, a Mandacaru tem o selo editorial Bebel Books, que publica expressão gráfica em diálogo com seu tempo. Criada em 2012, já lançou mais de 90 títulos: de histórias de viagem a crítica política, de desenhos eróticos a poesia, em variadas técnicas artísticas e impressos em diversos suportes e técnicas. A Bebel Books participa de feiras desde 2013 com seus livros e também em conversas e aulas. A editora distribui por todo o Brasil e também em Portugal, Alemanha e França.

Em 2023, Bebel Abreu participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt participando do Invitation Programme for publishers. A partir de 2024, alguns de nossos títulos estão licenciados por editoras de três continentes, que irão circular pela América Latina, Alemanha, Áustria e Mianmar.

Destacamos a publicação bilíngue Potato Batata, com mapas sobre o Largo da Batata em SP, em parceria com o Sesc Pinheiros, o British Council e o Elcaf (Festival de Artes e Quadrinhos do Leste de Londres); e Em busca do submarino U-513, de Vilfredo Schürmann, capitão da família velejadora mais conhecida do Brasil, que chegou para nós como manuscrito e virou um livro de 356 páginas rico em fotografias, ilustrações, informações históricas e mapas.

Em 2021, a Mandacaru abraçou o desafio de produzir curadoria e conteúdo para um novo meio, que a gente amou fazer e quer repetir: a produção audiovisual da websérie As Cores de São Paulo, para a Embaixada do Brasil em Pequim. Foi muito interessante sair das salas de exposição e páginas dos livros para as telas na China e no Brasil, ampliando nosso portfolio de produção e possibilidades narrativas.

Conheça mais sobre alguns dos projetos editoriais e de conteúdo que realizamos:


Publicações

BOY DODÓI: HISTÓRIAS REAIS E ILUSTRADAS SOBRE MASCULINIDADE TÓXICA

A partir do desejo de expor com humor os comportamentos machistas comuns (até demais), a editora Bebel Abreu e as quadrinistas Helô D’Angelo e Carol Ito se juntaram para editar a coletânea Boy Dodói. A partir de uma chamada aberta, 307 mulheres e pessoas não binárias mandaram suas vivências com boys dodóis. Destas, 11 foram roteirizadas e ilustradas por artistas de várias partes do Brasil, agregando diversos olhares, traços e estilos à publicação. São elus: Ale Kalko, Bennê Oliveira, Bruna Maia, Cecilia Marins, Vitorelo, Lila Cruz, Luiza Lemos, Marília Marz, Tai, e as editoras Carol Ito e Helô D’Angelo.

Publicação da Bebel Books, em que a Mandacaru contribuiu com a produção editorial e comunicação durante a fase de lançamento. Projeto gráfico e diagramação de Manaira Abreu, comunicação e revisão por Lívia Aguiar, produção gráfica de Marcio Uva e apoio de produção Luciana Foraciepe.

 

Em busca do SUBMARINO u-513

Produzimos o mais novo livro da Família Schürmann, escrito pelo capitão Vilfredo Schürmann. Rico em fotografias, ilustrações e mapas distribuídos em projeto gráfico cuidadoso e dinâmico, suas 356 páginas impressas em papel pólen e capa dura convidam leitores a mergulhar na aventura da famosa família de velejadores pela costa brasileira e pela história da Batalha do Atlântico Sul.

O autor narra a aventura em busca do submarino alemão que lutou na 2ª Guerra Mundial naufragado mais a sul do mundo. As páginas em azul costuram os fatos encontrados em documentos e relatos de pessoas entrevistadas ao longo dos 9 anos de pesquisa.

A Mandacaru atuou em toda a produção do livro: do manuscrito de Vilfredo ao lançamento em Recife e a exposição virtual interativa. O livro foi financiado pela Lei Rouanet e está à venda a preço popular, confira e compre. O livro tem uma versão em audiolivro no site da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

As Aventuras do Gato Jouralbo

História em quadrinhos de Allan Sieber que acompanha a saga de um gatinho que só quer ser amado e ter a barriguinha cheinha e quentinha, mas a confusão está sempre atrás dele. Pensada para pequenos a partir dos 5 anos, esta é a primeira HQ infantil do renomado desenhista e humorista, escrita a partir de brincadeiras com o filho Max. Ela traz valores essenciais, como amizade, lealdade, bondade, empatia e humor. A história em quadrinhos tem 80 páginas, capa dura e impressão nas cores especiais jade e prata. Uma coprodução Mandacaru e Bebel Books, com edição de Bebel Abreu, Direção Criativa de Manaira Abreu, Diagramação de Manaira e Patrick Guanaz, revisão de Lívia Aguiar, Produção Gráfica de Marcio Uva, Assistência de Produção de Luciana Foraciepe, Posfácio de Fabio Zimbres e Contracapa de Maria Ribeiro. Produzido com apoio do #Proac2022. À venda na Bebel Books.

A Mandacaru também se encarregou da comunicação de pré-venda e produção de três lançamentos: no Sesc Pompeia (com roda de conversa entre Allan, Bebel e Zimbres) e na Livraria Miúda (com atividade para crianças) em São Paulo, e na livraria Argumento no Rio de Janeiro, onde vive o autor.

 

Antes que acabe

Publicação traz 58 desenhos de João Galera feitos a caneta nanquim sobre papel, retratando de forma singela o casario de Pinheiros, Vila Mariana e Bixiga (Bela Vista) - bairros centenários da capital paulista. Das casas retratadas, algumas já foram demolidas e outras poderão vir abaixo em breve, o que sublinha a importância da discussão sobre em que cidade queremos viver.

A edição tem origem na exposição solo "Desenhando a Cidade: Antes que Acabe" no Museu da Casa Brasileira em 2016. Esta segunda edição da publicação tem 20X20cm, 84 páginas e capa dura. Design da Mandacaru e distribuição pela Bebel Books.

 

viva a produção prazerosa

O segundo livro de Alvaro Abreu, o engenheiro de produção, cronista e colhereiro conta sua rica experiência como fazedor de colheres de bambu, iniciada há quase três décadas. Produzido pela Editora Mandacaru, o livro tem 264 páginas coloridas, ricamente ilustradas com fotografias das colheres, ferramentas, bambus e exposições. Preparamos também uma versão digital. Coordenação e projeto gráfico de Manaira Abreu; Revisão Editorial e Apresentação de Carol Abreu; com poema visual de Guto Lacaz; Texto de contracapa de Eduardo Lunardelli; Revisões de Beth França, Lívia Aguiar e Bruna Heller; apoio de Dani Doneda na editoração; Tratamento de Imagens e Produção Gráfica de Márcio Uva. À venda na Amazon.

Realizamos também a comunicação de pré-venda e as festas de lançamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Cachoeiro. Em São Paulo, ele aconteceu no Museu da Casa Brasileira. O evento atraiu mais de 140 pessoas e contou com uma linda instalação montada por Carol Abreu e um ateliê aberto de criação de colheres. Além do livro, 35 pessoas saíram com colheres de bambu feitas por elas mesmas – provando a teoria de Alvaro que todos somos capazes de produzir com as mãos.

 

Livros para a família Bastos Poubel

“No meu eu'' é uma publicação de contos de família, escrita por várias mãos em 2018. Os familiares se juntaram com o objetivo de registrar as experiências, encontros e memórias de várias gerações. O livro de 88 páginas e tiragem limitada virou o xodó de todos. O processo de desenvolvimento durou três meses e envolveu vários integrantes na redação e seleção de imagens.

Em 2011, produzimos também a publicação “De onde viemos”, com fotografias e relatos preciosos sobre a origem e relações de afeto e ternura entre os integrantes da família capixaba Bastos Poubel.

 

INSPIRA sesc são paulo

Em 2018 criamos a Identidade Visual e Projeto Gráfico da revista do projeto INSPIRA - ações para uma vida saudável, do Sesc São Paulo. O projeto coloca em pauta a saúde do corpo e da mente, mobilizando todas unidades do Sesc São Paulo durante o mês de Abril, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde.

Desenvolvemos as revistas e peças gráficas para redes sociais do Inspira 2018 e 2019. Cada publicação reúne artigos, entrevistas e a programação completa do projeto. Em 2018, as ilustrações foram de Bárbara Malagoli e em 2019 de Rômolo D'Hipólito. O design foi desenvolvido por Manaira Abreu em parceria com Brena Ferrari, projeto editorial e redação por Cíntia Marcucci.

 

Playbook Wildlife from Brasil

A partir das ilustrações de Nik Neves, criamos um livro de atividades para crianças sobre a diversidade da fauna e flora brasileiras para a loja de presentes do Pavilhão Brasileiro na Expo Dubai 2020. Os textos, em inglês, são de Lívia Aguiar, projeto gráfico de Manaira Abreu, com a assistência de Ana Kárita.

Capa e contracapa do livro já têm um jogo para contar os animais e um mapa ilustrativo dos biomas brasileiros na segunda capa. O miolo tem 12 páginas de atividades que desafiam crianças a criar a partir da biodiversidade do nosso país e vem com uma cartela de adesivos com alguns dos animais e plantas típicos do Brasil.

 

potato batata

Publicação bilíngue com 8 mapas sobre o Largo da Batata em SP, uma região cheia de contrastes. Ela é o resultado da residência ‘Desdobrar o mapa: redesenhar afetos no Largo da Batata’, ministrada por Vânia Medeiros e Grace Helmer com produção e curadoria de Bebel Abreu e Ligaya Salazar (diretora artística do Festival de Artes e Quadrinhos do Leste de Londres).

5 mulheres participaram da residência: Dea Dorin, Rossana Di Munno, Renata Miwa e Maria Rodrigues. Junto com as artistas Medeiros e Helmer, elas criaram seus próprios mapas do Largo a partir de suas sensibilidades e histórias. A impressão luxuosa em risografia foi feita pela Risotropical.

A atividade e a publicação foram realizadas no Sesc Pinheiros durante o FestA! - festival do aprender!, em parceria com o British Council através do programa Grants for International Biennales and Festivals.

 

Cordel saudade

Com 20 versos ilustrados com gravuras em linóleo, Cordel Saudade é a primeira publicação autoral de Filipe Grimaldi, artista visual e professor-letrista apaixonado pela cultura popular brasileira.

É um conjunto de postais, que vem no formato de um simpático livro. São 4 cores de capa para escolher, inspiradas nas capas dos cordéis nordestinos: azul, rosa, amarelo e verde. As páginas são destacáveis para poderem ser enviadas pelos correios ou para decorar a casa. São 40 páginas de miolo, com impressão em offset sobre papel em alta alvura e capa em FCard.

Uma co-edição com a Bebel Books, que também distribui o livro, com design gráfico de Manaira Abreu. Compre aqui.

 

da inspiração à tela: a jornada de um filme

Neste livro, o diretor de cinema David Schurmann compartilha os bastidores da criação do filme O Pequeno Segredo. O filme gira em torno da comovente história da adoção de Kat, a irmã mais nova da Família Schurmann. Já o livro é uma verdadeira aula sobre como se fazer cinema e dá voz aos diferentes colaboradores que participaram desde a pré-produção até a exibição internacional. Com tiragem de 3 mil exemplares, a obra é dedicada a todos os apaixonados pela sétima arte e foi produzida com o apoio da Lei Rouanet. Saiba mais e compre o livro.

A Mandacaru foi responsável pela produção desta publicação, que contou com a dedicação de 20 pessoas e depoimentos de outras 20. Com projeto gráfico de André Hellmeister, o livro tem 192 páginas 21 x 25cm e capa dura. Há uma versão acessível produzida pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

 

Audiovisual

As Cores de São Paulo

Nossa primeira série audiovisual consiste em 5 episódios sobre arte de rua em São Paulo, produzidos para a Embaixada do Brasil em Pequim, em parceria com a dupla de diretores Olhos. A Mandacaru assina a curadoria, roteiro e toda a produção.

Convidamos cinco artistas importantes da cena de arte de rua de São Paulo: Flip, Soberana Ziza, Enivo, Apolo Torres e Priscila Barbosa para bater um papo com a apresentados chinesa Si Liao, da edtech Pula Muralha. Os filmes mostram beleza, diversidade e mensagens destes e outros tantos artistas da cena paulistana para o público chinês, com imagens inéditas gravadas em vários pontos da cidade, em terra e com drone, e de arquivos dos artistas.

Os vídeos foram ao ar em novembro de 2021. Já alcançaram mais de 2 milhões de views nas plataformas de streaming chinesas e estão publicados com legenda em português no Pula Muralha.